« Home | E começa a guerra da nova geração de videogames! » | Hmm... Isso tá me cheirando a novidade. » 

23 novembro 2005 

E finalmente testei o Oi VoIP

Pra quem ainda não sabe, VoIP é a sigla pra “Vice over IP”, ou Voz sobre IP. E o que vem a ser isso? Bem, VoIP é a tecnologia que torna possível estabelecer conversações telefônicas na Internet em vez de uma linha dedicada à transmissão de voz. Assim, você pode falar com qualquer pessoa pelo mesmo sistema, independente de onde ela estiver no mundo, já que sua conexão com a Internet é local. Nada gastos astronômicos com DDD ou DDI. Exatamente o que você já faz com o Skype ou Google Talk hoje em dia.

O problema é que estes programas limitam a sua conversa a um computador que precisa estar ligado, conectado à Internet e ainda por cima equipado com microfone e caixas de som.
Nada da praticidade de um telefone comum. É aí que entra o Oi VoIP, que a Oi está lançando este mês no Rio de Janeiro.

O Oi VoIP utiliza o sistema de telefonia de Voz sobre IP, só que através de um ATA (Analog Terminal Adapter). Calma, calma! Eu explico: O ATA é um aparelho que você conecta ao seu modem de Internet Banda Larga e a um aparelho telefônico comum. Com o serviço habilitado, é possível ter um telefone de qualquer lugar do mundo funcionando 24 horas por dia, sem a necessidade do computador ligado.

Pra testar meu Oi VoIP, por exemplo, escolhi São Francisco, na Califórnia. Assim, meu telefone ligado ao ATA ganhou um número de telefone fixo, como se eu estivesse nos Estados Unidos. Assim, todos os meus amigos que moram em São Francisco podem ligar pra minha casa pagando apenas uma ligação local, já que meu número é de lá. Se alguém estiver em Nova York e me ligar pra esse número do VoIP, vai pagar apenas um DDD pra São Francisco, e não um DDI pro Rio de Janeiro. E eu posso ligar pra qualquer número dos Estados Unidos sem pagar nada de ligações DDI. O gasto é apenas em minutos de uma franquia que você contrata (200 ou 1000 minutos mensais).

Pra quem tem parentes ou amigos morando fora é uma grande mão na roda.
A qualidade de som nas ligações é realmente boa. Principalmente se o computador está desligado.

Mas se você é daqueles que não dispensam um download pesado de vídeo ou música, prepare-se pra perceber uma queda considerável na velocidade de conexão durante as ligações com o Oi VoIP.

O futuro
A evolução da telefonia tá cheia de gás. Grandes mudanças no jeito que conhecemos a telefonia estão por vir. Com a popularização do VoIP, principalmente nos EUA, todos os grandes fabricantes de aparelhos celulares estão se preparando para lançar aparelhos “VoIPCel”. Essas maravilhas da tecnologia têm a grande vantagem de unir as baixas tarifas de ligações VoIP com a mobilidade dos celulares. E o futuro é realmente amanhã. Os primeiros aparelhos VoIPCel devem ser lançados já em 2006.

Vice over IP ou VOICE over IP????kkkkk

Postar um comentário

Quem escreve aqui

  • Samuel Tonin
  • Só mais um daqueles aficcionados por coisas que têm botões, acendem, fazem barulho e piscam.

Meu Nike+ Mini

Powered by Blogger
and Blogger Templates